Confiança do consumidor brasileiro recua para menor nível desde agosto de 2022
Confiança do consumidor brasileiro recua para menor nível desde agosto de 2022
A confiança dos consumidores brasileiros recuou pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro, registrando o menor nível desde agosto de 2022, mostraram dados da Fundação Getulio Vargas divulgados nesta segunda-feira.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve no mês queda de 2,6 pontos, para 83,6 pontos, menor nível desde agosto de 2022 (82,1 pontos).
“Ao recuar pela terceira vez seguida, a confiança do consumidor acumula mais de 10 pontos de queda, sendo, em fevereiro, impulsionada apenas pela deterioração das expectativas futuras”, explicou em nota Anna Carolina Gouveia, economista do FGV IBRE.
“O resultado confirma um maior pessimismo entre os consumidores nesse início de ano, disseminado entre as faixas de renda e mais forte para aqueles de menor poder aquisitivo”, disse Gouveia.
“O mal-estar é resultado da piora da inflação de alimentos, que reduz o poder de compra das famílias em bens essenciais e, da elevação da taxa de juros, que agrava a situação financeira das famílias”, afirmou Gouveia.
Em janeiro, o Banco Central voltou a subir a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 13,25% ao ano, repetindo o movimento de dezembro. A autarquia ainda indicou mais uma alta da mesma magnitude para a reunião de março.